12 de dezembro de 2008

hoje, a maior lua cheia do ano

Hoje é o dia do ano em que a Lua vai estar mais próxima da Terra, e por isso parecerá maior. Isto acontece porque a sua órbita em volta do nosso planeta não é um círculo perfeito. A distância média da lua em relação à terra é de 384,400 km, mas hoje ela estará a -apenas - 356,567 km. Segundo a NASA, 14% maior que o costume e 30% mais brilhante do que outras luas cheias do ano.
notícia do Yahoo, aqui

tirei-lhe uma fotografia antes de o céu se ter coberto de nuvens, para que a possam apreciar...e... porque não serei a única a olhar o céu, aqui fica, tb, a música dos Xutos. Enjoy!

al

8 comentários:

Carlos Milho disse...

Obrigado pela informação. E, como romântico que sou, não pude deixar passar a oportunidade para lhe prestar homenagem no meu album de fotos :)

Anónimo disse...

ah, hei-de ir ver!! agora estou a escrever sb o Pérez Reverte, para o próximo post. Conheces?

Carlos Milho disse...

Só de nome... já não é mau! LOL

Anónimo disse...

ai é mau, é!!!!:-)) posso emprestar-te livros dele, se quiseres - em espanhol:-)

Anónimo disse...

Fiquei muito contente por ter recebido a excelente notícia de que a lua cheia da noite passada foi a maior do ano. E contente porquê? Porque no meu trabalho de Área de Projecto, sobre superstições, tentámos na noite passada desmistificar uma superstição "de aldeia" acerca da lua cheia. Conseguimos desmistificar (ainda bem que sim, senão apareceriam lobisomens, vampiros, bruxas e outras faunas assim...), apesar de não sabermos que a lua era esta. Fiquei mesmo muito contente com a notícia :)

Bjs!

Anónimo disse...

não sei, não.. ao meu lado, qdo era pequena, vivia uma senhora com problemas psiquiátricos. Qdo a lua estava n1 determinada fase (ñ me lembro qual), ela ñ parava de gritar toda a noite.
A lua tem influência nas marés..
por que ñ, tb, nas pessoas?
já os lobisomens, vampiros, etc, são 'outras faunas', como tu dizes:-))
bjis

Anónimo disse...

Sim, há de facto muitos registos acerca de pessoas e animais que ficam um tanto ou quanto alterados por causa das fases da lua. Li um livro, já há uns meses, se não um ano, chamado "Quirkology" (também na web, em http://www.quirkology.com/) onde há um capítulo inteiro dedicado à investigação de fenómenos desses e a sua ligação à recente disciplina psicológica da Cronopsicologia, onde, explica o autor, vai desde a explicação científica dos horóscopos até a fenómenos relacionados com a sorte, passando por comportamentos estranhos que as pessoas exibem durante determinados períodos de tempo. Por acaso li-o antes de escolher psicologia, mas gostei imenso de o ler e fiquei verdadeiramente elucidado sobre determinados assuntos.

Bjs!

Anónimo disse...

as coisas q tu sabes, Tiago!! Cronopsicologia .. nunca tinha ouvido, sequer, falar.. fiquei com interesse de ler esse livro.. e o Pérez-Reverte? Já leste alg coisa dele? - recomendo..:-))se te interessar o autor, lê o 1.º comentário
bjis