29 de outubro de 2008

a tua música: As Baleias

A pedido da Vanessa, do 11.ºD

«A música que escolhi é aquela que marca a minha infância, ou parte dela, a música que a minha mãe cantava para mim todas as noites e que tem, ainda hoje, um grande impacto em mim.»

As Baleias, de Roberto Carlos

postado por ana lima

28 de outubro de 2008

Literatura: O primeiro amor

Aqui fica um bonito texto de Miguel Esteves Cardoso,

enviado pela Carla, do 11.ºD

É fácil saber se um amor é o primeiro amor ou não. Se admite que possa ser o primeiro amor, é porque não é, o primeiro amor só pode parecer o último amor. É o único amor, o máximo amor, o irrepetível e incrível e antes-morrer-que-ter-outro amor. Não há outro amor. O primeiro amor ocupa o amor todo.
Nunca se percebe bem por que razão começa. Mas começa. E acaba sempre mal só porque acaba. Todos os dias parece estar mesmo a começar porque as coisas vão bem, e o coração anda alto. E todos os dias parece que vai acabar porque as coisas vão mal e o coração anda em baixo.
O primeiro amor dá demasiadas alegrias, mais do que a alma foi concebida para suportar. É por isso que a alegria dói – porque parece que vai acabar de repente. E o primeiro amor dói sempre mais, sempre muito mais do que aguenta e encaixa o peito humano, porque a todo o momento se sente que acabou de acabar de repente. O primeiro amor não deixa de parte um único bocadinho de nós. Nenhuma inteligência ou atenção se consegue guardar para observá-lo. Fica tudo ocupado. O primeiro amor ocupa tudo. É inobservável. É difícil sequer reflectir sobre ele. O primeiro amor leva tudo e não deixa nada.
Diz-se que não há amor como o primeiro e é verdade. Há amores maiores, amores melhores, amores mais bem pensados e apaixonadamente vividos. Há amores mais duradouros. Quase todos. Mas não há amor como o primeiro. É o único que estraga o coração e que o deixa estragado.
É como a criança que põe dedos dentro de uma tomada eléctrica. É esse o choque, a surpresa “Meu Deus! Como pode ser!” do primeiro amor. Os outros amores poderão ser mais úteis, até mais bonitos, mas são como ligar electrodomésticos à corrente. Este amor mói-nos o juízo como a Moulinex mói café. Aquele amor deixa-nos cozidos por dentro e com suores frios por fora, tal e qual um micro-ondas. Mas o “Zing!” inicial, o tremor perigoso que se nos enfia por baixo das unhas e dá quatro mil voltas ao corpo, naquele micro-segundo de electricidade que nos calhou, só acontece no primeiro amor.
O primeiro amor é aquele que não se limita a esgotar a disposição sentimental para os amores seguintes: quer esgotá-la. Depois dele, ou depois dela, os olhos e os braços e os lábios deixam de ter qualquer utilidade ou interesse.
Não há amor como o primeiro. O primeiro amor é uma chapada, um sacudir das raízes adormecidas dos cabelos, uma voragem que nos come as entranhas e não nos explica. Electrifica-nos a capacidade de poder amar. Ardem-nos as órbitas dos olhos, do impensável calor de podermos ser amados. Atiramo-nos ao nosso primeiro amor sem pensar onde vamos cair ou de onde saltámos. Saltamos e caímos.
O primeiro amor está para além das categorias normais da dor e do prazer. Não faz sentido sequer. Não tem nada a ver com a vida. Pertence a um mundo que só tem duas cores – o preto-preto feito de todos os tons pretos do planeta e o branco-branco feito de todas as cores do arco-íris, todas a correr umas para as outras.
Não há regra para gerir o primeiro amor. Se fosse possível ser gerido, ser previsto, ser agendado, ser cuidado, não seria o primeiro. A única regra é: Não pensar, não resistir, não duvidar. Como acontece em todas as tragédias, o primeiro amor sofre-se principalmente por não continuar.
Mas é por ser insustentável e irrepetível que o primeiro amor não se esquece. Parece impossível porque foi. Não deu nada do que se quis. Não levou a parte nenhuma. O primeiro amor deveria ser o primeiro a esquecer-se, mas toda a gente sabe, durante o primeiro amor ou depois, que é sempre o último.


postado por ana lima

27 de outubro de 2008

VI Mostra da cultura portuguesa

Começou hoje, oficialmente, o maior evento anual de divulgação da cultura portuguesa além fronteiras. Acontece em Espanha e, desde a sua 1ª edição, em 2003, não tem parado de crescer - em qualidade, quantidade de ofertas e abrangência geográfica: há várias cidades espanholas, para além de Madrid, a acolherem exposições, concertos, encontros literários. Tanto assim, que é o próprio ministro da Cultura espanhol a dizer que "o balanço cultural entre os dois países pende agora, claramente, a favor de Portugal".

"Das artes plásticas à música, do cinema à literatura, do debate poético ao pensamento político, do humanismo universitário à gastronomia", tal é o âmbito deste "festival de artes, letras e ideias". (JM)

A Mostra (clicar para ver mais informação) tem um mentor, 'artífice', quijote: o escritor e actualmente Conselheiro Cultural da embaixada de Portugal em Madrid, João de Melo. (clicar)

Citando-o a partir de uma entrevista que deu ao JL de 22 de Outubro:

« Em 2003, quando a criámos, era apenas uma 'semana portuguesa' de quatro dias. (...) Este ano terá uma amplitude temporal superior a um mês e meio, incluindo as itinerâncias.»

«A cultura é uma imagem que pode induzir atitudes e procedimentos não inscritos no imaginário de uma relação ibérica pouco assídua ou atribulada. Importa deixar obra feita num país, a Espanha, que é a nossa primeira prioridade europeia em todas as frentes, sem excluir a estratégia cultural.»

«(...) esta dinâmica permitiu acabar de vez com o mito de dois países de 'costas voltadas' ou 'de espaldas'.»


postado por ana lima

25 de outubro de 2008

música portuguesa: Redondo Vocábulo

animação 3D para o tema "redondo vocábulo" de José Afonso. Interpretação livre sobre a angústia de uma gestação ou maternidade em tempos de guerra no ultramar.

lindíssimas, comoventes: a música, a animação, a voz do Zeca provocando/evocando arrepios na alma ..

letra e música: Zeca Afonso: Era um Redondo Vocábulo
animação: Eurico Coelho

letra aqui

postado por ana lima

24 de outubro de 2008

A literatura, as paixões: Paul Auster

«Para mim, escrever não é já um acto de vontade. É uma questão de sobrevivência».
Esta é a frase que abre o seu site definitivo - clicar aqui para ver 'tudo' sobre este autor, uma das minhas paixões maiores..


Paul Auster, que é considerado 'o mais europeu dos escritores americanos' parece ser menos conhecido e menos apreciado no seu próprio país do que na Europa ...
Em entrevistas ao jornal El Periódico de Catalunya e ao El País: 'Os Estados Unidos vivem uma guerra civil de ideias', explica:

"Tenho mais leitores na Alemanha, na França e em Espanha , porque são países onde as pessoas ainda se interessam pela literatura. A este nível, os Estados Unidos são um deserto ".
E continua: "A culpa desta situação é do sistema educativo herdeiro da política de Bush, que foi o pior que podia ter acontecido a este país. Neste momento estamos a criar uma geração para quem ler não tem o mínimo valor."


No vídeo abaixo (passem a parte do apresentador), Paul Auster lendo excertos do seu último romance, 'Man in the dark'. No fim há a conversa com o público, talvez a parte mais interessante, porque desvenda o homem por detrás do autor (modesto, tímido, tímido, que dói - apetece dar-lhe colo ... a ele e ao rapaz que lhe faz as 1ªs perguntas ... uns queridos ... nova-iorquinos, claro, uma 'sobre-espécie' dentro dos EU)



Apaixonado também pelo cinema, Paul Auster escreveu o argumento de 'Smoke' , um filme de Wayne Wang, com quem depois co-realizaria 'Blue in the Face'. Duas delícias, de 1995. Em 1998, realizou o seu primeiro filme, 'Lulu on the Bridge'.

Em 2006 esteve em Portugal para a rodagem do último filme em que foi argumentista e co-realizador, 'The inner life of Martin Frost'. Ver entrevista aqui .

Também o seu perturbante, estranho e belíssimo romance, 'The Music of Chance' , foi adaptado ao cinema em 1993.


Livros do Paul Auster (clicar para ver sinopse) que recomendo (mais) vivamente:
- Mr Vertigo
- A Música do Acaso
- Man in the Dark (ainda ñ traduzido em Portugal)
- A Noite do Oráculo
- O Livro das Ilusões
- As Loucuras de Brooklyn

postado por ana lima

Humor: Zé Carlos e o Magalhães

nota maledicente: "Ou cantam, ou não há magalhães para esta escola!" - é o que consta por aí ...

postado por ana lima

20 de outubro de 2008

a tua música: Stone Sour

Outra vez a pedido do David (11.ºD), um grupo que gostei muito de conhecer.

Stone Sour é uma banda americana de alternative metal / post-grunge. É um projeto paralelo de Corey Taylor e James Root, vocalista e guitarrista do Slipknot, banda de que brevemente daremos notícia.

Escolhi a versão acústica, porque elas me parecem sempre mais autênticas. So ... ladies and gentlemen ... specially 4 you ... on this Monday night ... STONE SOUR!

Through the glass (acoustic)

ver a letra da música aqui

nota impertinente: podiam, queridos alunos :-)), aproveitar, traduzir as canções cujas letras aqui disponibilizamos, assim aprendiam umas coisitas de inglês, que tal?

postado por ana lima

fotos EDL

Já estão on-line as fotos da comemoração do Dia Europeu das Línguas, aqui na ESAG.
Vejam e digam o que acham, pode ser?

clicar aqui para ver as fotos

postado por ana lima

17 de outubro de 2008

Concurso "dia@dia a aprender"

Ranking dos 10 melhores alunos, após 24 questões

Diana Carvalho 7º E
Maria Almeida 7º A
Miguel Barreira 9º F
Miguel Pessanha 7º A
Tiago Pinto 9º F
Daniela Mateus 7º A
Lucas 9º C
Francisco Carvalho 7ºA
Inês Bras 8º D
Inês Lopes 10ª A
Mariana Soares 8º D
Diogo Leitão 7º D
Rita Carvalho 7º A
Tiago Vidal 9º A
Catarina Prudêncio 7º E
João Carmo 8º B
Maria Beatriz 8º D
Sara Pereira 7º A


Podes consultar, quinzenalmente, neste espaço ou na Biblioteca o TOP 10 deste Concurso.

Este ano há prémios por período, para o melhor aluno.

Participa!
Esperamos por ti na BE

postado por: Fernando Nabais

2 poemas de Eugénio de Andrade

Para desanuviar das canções (:D), outra música, agora: a da poesia.
O Eugénio de Andrade é, talvez, o meu poeta preferido ... Podem ler/ver mais coisas dele [têm de o procurar e seguir os links] - aqui
Vejam se gostam e deixem um comentário, ok, sweeties?:D
E ... sugiram também poetas, romancistas, livros, gente de ideias !!


AS PALAVRAS

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.
Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.
Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas,
verdes paraísos lembram ainda.
Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas, nas suas conchas puras?



URGENTEMENTE

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar a alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Se gostaram, podem ler mais poemas aqui ... e ... aqui

postado por ana lima

a tua música: Supertramp + Iron Maiden

A ver se damos vazão a todos os vossos pedidos de música... E não se esqueçam, ponham as sugestões nos posts mais recentes, para nós não as 'perdermos de vista', OK?

Então hoje, aqui vão duas!
- a primeira, a pedido do Tiago Martins, do 12.ºC: SUPERTRAMP (segundo ele, a melhor banda de todos os tempos), aqui «numa espantosa interpretação ao vivo». So... ladies and gentlemen ... by the Super!!!-tramp !!! (clapping, screaming - please..)

"The Logical Song"

letra aqui

- a segunda música, a pedido do David (11.ºano): IRON MAIDEN

Fear of the dark (Live @ Rock In Rio 2001)

letras dos Iron Maiden: aqui

postado por ana lima

15 de outubro de 2008

As paixões, os livros: La Catedral del Mar

É um livro apaixonante, daqueles por que [assim mesmo, separado= pelos quais] apetece regressar a casa … O romance (que já vai na 36ª edição) chama-se “A Catedral do Mar” e o seu autor, um espanhol, leia-se,... catalão :-) de Barcelona: Ildefonso Falcones


Falcones faz um retrato empolgante de uma Catalunha medieval assolada por conflitos feudais, pela guerra, a peste, a inquisição… Os personagens principais acabam por ser o Povo – sofrido e ao mesmo tempo heróico, e a sua cidade condal, Barcelona, que, como uma mãe, acolhe e dá estatuto de cidadãos livres a quantos se refugiam no seu seio.

Assim um cheirinho a “O Memorial do Convento”, do Nobel português (que lucidamente se mudou para Lanzarote) José Saramago, e a “A História do Rei Transparente”, da madrilena Rosa Montero.

'encuentros digitales' com o autor: aqui


postado por ana lima

A tua música: Stratovarius + Guns'n'Roses

OK guys, take it easy! Pois é, os pedidos de vídeos e músicas favoritas têm chovido aqui no blog... por isso vos pedimos paciência... Queremos dar notícia também de outras coisas!! Compreendem, não é? Los livros, cariños, las lecturas, por ejemplo!:-)) Que tal está o vosso espanhol, a propósito ?? Querem aprender umas coisitas? - cliquem aqui.

Pois então, a função deste blog: publicitar os vossos gostos, aprender convosco, e ao mesmo tempo, trazer-vos tb coisas novas, coisas que, em princípio, não irão procurar sozinhos ... numa palavra (em 6/7, enfim..): vamos aprender uns com os outros, 'tá?

Substituindo Guns 'n' Roses, que já aqui esteve em vídeo (*), e a pedido do Eduardo Guerreiro, do 10.ºB, STRATOVARIUS, uma banda finlandesa (já extinta) de 'power metal' : (1984-2008)

Hunting high and low


(*) Guns'n'Roses, "Welcome to the jungle" , está agora aqui


postado por ana lima

14 de outubro de 2008

balançando :-)

Olá alunos da ESAG!! :-))
Olá amigos visitantes!!

Pois é, estamos muito contentes com o sucesso recente deste blogue, com as vossas vindas aqui, os comentários, os incentivos, as sugestões ... Obrigada a todos.

A 'rubrica' mais procurada tem sido a da música , mas esperamos que tenham dado conta, também, de outros posts, nomeadamente os dedicados à literatura - deram, não deram?! :-)

A propósito, sabem que na Islândia (o país da Björk) há um dia por semana reservado para a leitura? É verdade, sim!! À 5ª feira, nenhuma estação televisiva transmite, para que as pessoas possam ler (bons livros, claro, revistas de fofoquices não contam!! :-))

Pois ... é um incentivo que por lá adoptaram (o% de analfabetos) , e um favor que fazem à população :-) - para que ninguém 'embruteça' de vez colado à tal "caixa que mudou o mundo"... ora vejam, em cima, a recriação de um quadro do norueguês Edvard Munch, intitulado O Grito (clicar para ver o original)

postado por ana lima

11 de outubro de 2008

A tua música: Leona Lewis

A pedido da Cláudia (10.ºC), uma canção da Leona Lewis, uma cantora que gostei de ficar a conhecer... A canção chama-se "HERE I AM" . Enjoy! :-))


Outra canção da mesma cantora, Footprints in the Sand , que podem ouvir aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=d08X2lN669k

(o vídeo está protegido, ñ pode ser 'incorporado' no blog, mas está disponível no You Tube)

postado por ana lima

Le Clézio, Prémio Nobel da Literatura 2008

(agência Lusa): Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos, foi no dia 9 de Outubro distinguido pela Academia Sueca com Prémio Nobel da Literatura 2008.

Le Clézio receberá a medalha e o diploma das mãos do Rei da Suécia, Carlos Gustavo, a 10 de Dezembro, em Estocolmo, e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,02 milhão de euros).

O júri justificou a atribuição do prémio ao autor francês caracterizando-o como um "escritor da ruptura, aventura poética e êxtase sensual, explorador de uma humanidade mais além e na base da civilização reinante".
Le Clézio, que é considerado em França um dos maiores escritores da língua francesa contemporâneos, 'bateu' nomes altamente cotados, como o americano Philip Roth e o britânico Ian McEwan.
"Escrever não é apenas ficar sentado na sua mesa consigo mesmo, é escutar o ruído do mundo. Quando se está na posição de escritor, percebe-se melhor o ruído do mundo, vai-se de encontro ao mundo", disse o autor, que reside no Novo México e é um apaixonado pela cultura hispano-americana.

E aproveitou a janela aberta pelo Nobel para recomendar a leitura de romances como antídoto para os problemas que afectam a humanidade, por exemplo, a crise económica com "a tendência excessiva de destacar o perigo que representam os estrangeiros".

"Ler romances é uma boa forma de interrogar o mundo actual sem que o resultado sejam respostas demasiado esquemáticas. O romancista não é um filósofo, não é um técnico da língua, é alguém que faz perguntas e, se há uma mensagem que gostaria de enviar, é a de que devemos fazer perguntas", disse Le Clézio.

notícia em: http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art256773,0.htm

a lista dos 10 últimos vencedores do Nobel da Literatura:

- 2007: Doris Lessing (Reino Unido)
- 2006: Orhan Pamuk (Turquia)
- 2005: Harold Pinter (Reino Unido)
- 2004: Elfriede Jelinek (Áustria)
- 2003: J.M. Coetzee (África do Sul)
- 2002: Imre Kertesz (Hungria)
- 2001: V.S. Naipaul (Trinidad/Reino Unido)
- 2000: Gao Xingjian (China)
- 1999: Gunter Grass (Alemanha)
- 1998: José Saramago (Portugal)


postado por ana lima

8 de outubro de 2008

a tua música: Metallica

A pedido do primeiro aluno (DC, 10.º ano) que deixou um comentário no post 'Back to Black', aqui fica um vídeo dos Metallica, e a música "Turn the page":

Escreve para o blog (deixa uma msg no post mais recente) se queres ver as tuas músicas favoritas online!

Aqui, a letra da canção

postado por ana lima

escritor português premiado em Itália

Lisboa, 04 Out (Lusa) -- O escritor Mário de Carvalho venceu o 'Premio Internazionale Città di Cassino', atribuído ao seu livro "Os Alferes", publicado pela Caminho em 1989 e recentemente editado em Itália, com o título "I Sottotenenti".

Já no ano anterior Mário de Carvalho fora galardoado com outro prémio literário italiano, o 'Giusepi Acerbi', dessa vez pelo belíssimo romance "Um deus passeando pela brisa da tarde".


Voltaremos a este escritor presto, presto, na nossa rubrica 'A literatura, as paixões'.

postado por ana lima

4 de outubro de 2008

a literatura, as paixões: João de Melo

Numa altura em que a chamada 'prosa light' prolifera pelas livrarias como maçãs envenenadas, vamos aqui, periodicamente, dedicar alguns posts à divulgação, sim, mas da boa literatura.
E ... gracias! - aos bons autores e aos bons livros, que nos preenchem: de sonhos, de sombras, e de vida ...

Comecemos, então, pelo senhor ao lado: João de Melo (além de escritor, também professor, actualmente Conselheiro Cultural na Embaixada de Portugal em Madrid e principal responsável pela Mostra da Cultura Portuguesa)

João de Melo é um mago das palavras, que entretece com uma mestria rara (muito rara..), num registo intimista e quase sempre comovente. Escreve como se, sussurrando ao ouvido do leitor, se confessasse . Ou como se compusesse música: às vezes uma sinfonia, uma sonata (- appassionata...) , às vezes um requiem.

A sua prosa é intensamente poética, de uma sensibilidade primordial, à flor da pele. Mesmo quando, “um cão revolvendo-se-lhe no estômago ou nos pulmões”, se entrega - inteiro, desnudo, ao relato de experiências terríveis - vividas ou imaginadas. É assim, por exemplo, no conto “A Esposa”, mas sobretudo nesse inigualável “Autópsia de um Mar de Ruínas”: um romance visceral, 'dorido e doloroso', a um tempo belo e cruel. A palavra em carne viva, a memória enferma da guerra colonial em Angola, onde (citando Nuno Bragança) "foi - para salvar vidas." Um livro que dói como uma perda, ou uma pedra. Um livro que não conseguimos - que não podemos - deixar de ler.

Depois ... em João de Melo há também Lisboa, a cidade onde viveu grande parte da sua vida – uma cidade que ele vê em arco, onde 'é' ..."O Homem Suspenso". E há Évora, que ama 'como a si mesmo'. Há as ilhas. E as frágeis criptomérias, sempre tão carentes de amor …
E há o mar (oh, sim, o mar!...) : o branco, dos Açores, o de Madrid, do seu último romance, e sobretudo, o outro, do conto “O Gémeo e a Sombra”. Do mais bonito que alguma vez li…


Então..? Imperdoável não conhecer este escritor, verdad ? Peçam-no aqui, na biblioteca, perguntem por ele na Fnac, nas livrarias da Baixa, na Byblos (conhecem? - boa oportunidade para uma visita, não? Fica em frente às Amoreiras, em Lisboa).

- clicar para ler aqui, uma carta lindíssima, lindíssima , de um personagem da "Autópsia de um Mar de Ruínas" (ao meio)


Notas:
- os contos acima referidos estão no livro “As Coisas da Alma” - [não deixem de ler!!]

- das criptomérias, de Évora e de outros amores fala João de Melo no seu “Dicionário de Paixões” - [óptimo, também]

- "O Homem Suspenso" é um dos romances seus que prefiro


postado por ana lima

3 de outubro de 2008

cultura em português

Para quem ainda não tenha dado conta (e porque se calhar até será útil aos alunos desta escola...), aqui fica, de novo, o URL para entrada nas várias páginas sobre escritores, cantores, pensadores, etc - portugueses e lusófonos:
http://www.malhatlantica.pt/lestrangeiras_esag/navegar_e_preciso.htm

Está tudo no Departamento das Línguas (ex-Dpt LE)

postado por ana lima

Os americanos e o 'Ensaio sobre a Cegueira'

Pois, este tipo de cegueira afecta sobretudo os 'pobres de espírito' ou, como diz o próprio Saramago, "a estupidez não escolhe entre cegos e não-cegos" ...
Aconteceu nos EUA como podia ter acontecido por cá ... José Saramago gerando polémica, mais uma vez. Por mim, acho até bom - é a separação das águas ... porque isto do pensar, realmente, é prática muuuito selectiva, cada vez mais arredada dos nossos quotidianozinhos. Eu, no seu lugar, não me dava sequer ao trabalho de responder. E não, não tem nada a ver com qualquer forma de discriminação óbvia. Só contra a estupidez: a dos americanos (proverbial-, sintomaticamente encarnada na figura do seu quase, quase ex-presidente) - e a dos outros.


ler aqui sb a 'polémica' ... e aqui ... e aqui

"Isto não é uma polémica", referiu Saramago, "é uma reacção de mau humor. Porque para existir uma polémica, são precisos dois interlocutores". E, neste caso, trata-se de uma associação de invisuais que "decidiu ter uma opinião sobre um filme que, infelizmente, não pôde ver". Para o escritor, tanto o livro como a sua adaptação cinematográfica "são perfeitamente actuais, sobretudo nestes dias agitados que se vivem nos Estados Unidos". (in Sic Online)

sobre o romance que deu origem ao filme:

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." Palavras de José Saramago, na apresentação pública do seu romance 'Ensaio sobre a Cegueira':

"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Ver o resumo da obra aqui (se a página ñ abrir logo, clicar nas setas de actualização)

O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, foi apresentado pela primeira vez em Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes e em Portugal tem estreia marcada para 13 de Novembro.

postado por ana lima

Concurso " dia@dia a aprender "

Já começou o Concurso " dia@dia a aprender".

Ranking dos 10 melhores alunos:
Diana Carvalho, 7ºE
Maria Almeida, 7ºA
Miguel Pessanha, 7ºA
Catarina Prudêncio, 7ºE
Inês Braz, 8ºD
Francisco Carvalho, 7ºA
Nuno Filipe, 7ºA
Sara Pereira, 7ºA
Tiago Pinto, 9ºF
Beatriz Morais, 8ºD
Daniela Mateus, 7ºA
Lucas Freitas, 9ºC
Mariana Soares, 8ºD
Miguel Barreira, 9ºF
Tiago Vidal, 9ºA

Podes consultar, quinzenalmente, neste espaço ou na Biblioteca o TOP 10 deste Concurso.

Este ano há prémios por período,  para o melhor aluno.

Participa!
Esperamos por ti na BE


Postado por: Rosário Lopes

Dia Europeu das Línguas

A celebração faz-se por toda a Europa, no dia 26 de Setembro.

Porque ... conhecer línguas estrangeiras é abrir caminhos, derrubar fronteiras, alargar horizontes e, sobretudo, aproximar-se do outro ... e conhecê-lo, compreendê-lo, aceitá-lo -- descobrindo-o, quem sabe, ainda que diferente ... em tantas coisas, tão surpreendentemente igual ...

Na ESAG, o dia foi assinalado por uma exposição de cartazes e T-shirts (pintadas-ou 'handwritten') com provérbios, frases coloquiais ou expressões idiomáticas.

Os animadores foram os alunos das turmas 9.º C e 10.º B


Estejam atentos, em breve será publicada a reportagem fotográfica ! :D - na página do Departamento de Línguas (wherelse?! :-))- URL em baixo, se quiserem ver:
http://www.malhatlantica.pt/lestrangeiras_esag/

Para já, acima, uma amostragem das obras de arte - antes (10.ºB) e depois (9.ºC)

postado por ana lima

1 de outubro de 2008

a nossa música: Back to black

Olá!! Pois é, estamos (finalmente) de volta! - e com uma canção da Amy Winehouse, essa força da natureza sempre à beira da ruptura que este verão passou pelo Rock in Rio e que, ao que ouvi, conquistou quantos, apesar de tudo, nela conseguiram vislumbrar o génio.

A voz quente, magnífica, às vezes negra, da Amy Winehouse, os arranjos entre a soul music e o R&B, com insinuações de jazz aqui e ali, fizeram dela a performer consagrada que já (ainda) é. Tudo ajudado pelo visual único, sedutor, mais aquela loucura primordial, assumida e absoluta.
No cinzentismo dos tempos que correm, uma lufada de ar fresco, ainda que etilizado... :-)

Aqui vai, então, para os fãs: BACK to BLACK



aqui, as letras das suas canções

postado por ana lima