27 de fevereiro de 2015

Aprender com humor


Prémio literário José Luís Peixoto distingue trabalhos inéditos de conto



O município de Ponte de Sor, no Alentejo, anunciou hoje que vai promover, este ano, a 9.ª edição do prémio literário José Luís Peixoto, destinado a premiar trabalhos inéditos na modalidade de conto.

Criado em 2007, o prémio literário José Luís Peixoto tem como directiva, em anos ímpares, premiar trabalhos inéditos na modalidade de conto e, em anos pares, trabalhos de poesia.
Além de homenagear o escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, o município salienta que a iniciativa pretende ainda incentivar a criatividade literária entre os jovens, assim como o gosto pela leitura.
A este concurso podem concorrer jovens que completem 25 anos até ao dia 31 de Dezembro de 2015.
O município de Ponte de Sor vai receber os trabalhos enviados pelos concorrentes até ao dia 30 de Abril. 
Pode consultar a notícia no website da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Fonte: Jornal i

Gonçalo Jordão, um português na equipa de direcção de arte que ganhou um Óscar




Gonçalo Jordão foi responsável pela pintura das paredes do lobby do hotel no filme Grand Budapest Hotel, realizado por Wes Anderson, e que arrecadou quatro Óscares dos nove para que estava nomeado: melhor banda sonora original, melhor guarda-roupa, melhor caracterização e melhor direcção de arte. E foi aqui, na área da cenografia, que o trabalho do pintor e muralista português foi distinguido.

Para Grand Budapest Hotel, o pintor português começou por ser convidado para desenhar vários painéis art déco para o átrio do hotel, mas depois, por indicação de Adam Stockhausen, criou oito painéis com paisagens ao estilo do pintor romântico alemão Caspar David Friedrich.

A noite dos Óscares apanhou-o a trabalhar no Alto Minho, onde se está a recuperar pinturas murais numa casa onde viveu o cônsul português em Bordéus Aristides de Sousa Mendes.




Fonte: PÚBLICO     

Concurso - Jovens Autores de Histórias Ilustradas




Pelo terceiro ano, a Nissan Portugal volta a lançar um concurso nacional que visa estimular o talento dos jovens portugueses na área da escrita e ilustração, a pensar nos alunos do ensino secundário. O Plano Nacional de Leitura chancela concurso que procura novos talentos na escrita e ilustração nacional

O objectivo é escrever uma história e ilustrá-la. O tema deste ano é "A Condução Autónoma" e o objectivo é “consciencializar os alunos para as questões mais prementes da preservação de recursos e do meio ambiente e para a diminuição da sinistralidade",

Data limite 31 de maio de 2015.


Podes consultar o regulamento aqui

26 de fevereiro de 2015

Dança no Teatro Municipal Joaquim Benite




Não percam Europa com direção de Miguel Moreira e Romeu Runa, nos dias 27 e 28 de fevereiro, às 21h 30, na Sala Experimental.
No sábado, 28 de fevereiro, às 18h terá lugar uma Conversa com o Público com a participação de Miguel Moreira.

12 de fevereiro de 2015

Em fevereiro abra o seu coração.




O projeto Amor em Lisboa é um dos eventos do 



De 14 de Fevereiro e 14 de Março, das 12h00 às 19h00, na praça do Rossio, poderá adquirir um cadeado e colocá-lo numa instalação com as letras LOVE, da autoria de Rui Miragaia. Esta ação reverterá a favor de crianças moçambicanas

Conheça o movimento Daniela. Não deixe o seu coração parar.

Saiba mais aqui