8 de janeiro de 2008

Sebastião Salgado

A propósito do Dia do Fotógrafo e da Fotografia, aqui fica o link para uma entrevista com Sebastião Salgado, o genial fotógrafo brasileiro
http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/index.htm

Em 1981, Sebastião Salgado "estoura" no cenário mundial ao ser o único fotógrafo a documentar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional.
Brasileiro, radicado na França, Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 80 e 90 publica grandes fotorr
eportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l'Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).
Quatro anos depois de ter sido publicado no exterior, o livro Trabalhadores começa a ser vendido no Brasil. A obra, que levou sete anos para ser realizada, reúne 350 fotos de trabalhadores de várias partes do mundo em 400 páginas.
Um mês depois é promovido em São Paulo o lançamento mundial do livro
Terra, com 109 fotos de trabalhadores rurais de várias partes do Brasil. Além das fotos de Sebastião Salgado, Terra tem prefácio do escritor português José Saramago e um CD com músicas inéditas do compositor Chico Buarque. Os direitos autorais da edição brasileira foram doados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
Fonte: http://www.sergiosakall.com.br/montagem/fotografo-sebastiao-salgado.html

outras fotos, outros fotógrafos:
DOSSIÊ DIREITOS HUMANOS (uma reportagem fotográfica impressionante!):
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141997000200002&script=sci_arttext
postado por: ana lima

2 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre ouvi dizer.. Uma imagem vale mais de mil palavras. O fotografo mundialmente conhecido, não conhecia... Passei a conhecer. O mundo da fotografia é muito interessante.

professores-responsáveis disse...

obrigada pela participação :-)