Ora bem, primeiro a explicação do título:
'detox' é o equivalente informal para a palavra inglesa
'detoxification', que em português significa desintoxicação. Trata-se, então, disso mesmo que o nome indica:
uma semana de desintoxicação relativamente a tudo o que é digital: TV, PC, iPOD, Playstation, etc, etc. e que este ano tem dose dupla: uma semana na primavera,
de 20 a 26 de Abril (começa amanhã!!) e outra em Setembro.
A iniciativa, que já leva 14 anos e no início visava apenas a televisão, teve origem nos EUA em 1995. Entretanto, transformou-se num evento anual de amplitude mundial que, em países mais sensíveis a estas coisas, envolve muito seriamente as famílias, as escolas e a comunidade, numa tentativa de reduzir a dependência das tecnologias de comunicação por parte, sobretudo, de crianças e jovens.
Agora os porquês desta iniciativa:
sensibilizar as pessoas no sentido de terem estilos de vida mais saudáveis
incentivar as relações com a família e os amigos
prevenir e reduzir: a obesidade; problemas nos olhos e nas costas; a falta de concentração e os maus resultados escolares.
Pois é.. há quem (mesmo sendo americano;-) vá pensando nestas coisas, se dê conta de evidências assim, lhes procure pelo menos as consequências, e .. tente remediá-las. Por cá, vamos assobiando para o lado e não paramos de acumular televisões, computadores, telemóveis, ipods, playstations, mps 3, 4, 5 : toda uma panóplia de entreténs que nos poupem o esforço da convivência diária com os rebentos, tb, quiçá .. o desgaste de lhes recusarmos as pretensões constantes. É claro que depois, às vezes anos mais tarde, não compreendemos por que é que .. e que .. .. mas isso são outras histórias.
Voltando aos promotores da semana sem ecrãs: uma das maiores preocupações que levaram a esta iniciativa prende-se com a questão da obesidade: "Décadas de vida sedentária em que se passam horas a ver televisão transformaram os cidadãos dos EUA nas pessoas mais gordas do planeta." (fonte). "A epidemia de obesidade na América está a atingir dimensões assustadoras." (MSN Health & Fitness). Na maior parte dos estados, entre, 25% e 30% da população não tem apenas excesso de peso, é estatisticamente obesa.
É claro que, com o evoluir das tecnologias, esta questão passou a afectar também as crianças e jovens que passam tempos infinitos em frente a um qualquer ecrã. Estudos levados a cabo nos EUA concluiram da relação de causa-efeito entre este estilo de ocupação de tempos livres e um deficit na capacidade de concentração revelada nas aulas, com os consequentes maus resultados escolares. Distúrbios de sono e atitudes agressivas parecem estar também relacionadas, quer com o excesso de horas passadas em frente a um ecrã, quer com os conteúdos veiculados pela televisão ou os jogos de vídeo.
A Associação Americana de Pediatria refere que a prevalência de obesidade nos adolescentes aumentou dramaticamente nas 3 últimas décadas, e aponta como causas mais significativas o papel da televisão e do tempo gasto com os (outros) écrans – a navegar na net ou em jogos de vídeo. E recommenda:
nada de ecrãs - de qualquer espécie - antes dos dois anos de idade!
limitar o tempo de uso de ecrãs a 1 ou 2 horas por dia
não pôr televisão ou computador no quarto dos filhos
Finalmente, as vantagens, os incentivos:
Desligar a televisão/ o computador..
dá-nos a oportunidade de pensar, ler, criar, fazer coisas.
permite-nos conviver: com a família e os amigos
desligar-se da TV, do PC, é ligar-se à vida.
o testemunho de dois jovens americanos, depois de uma semana 'unplugged':
- «Diverti-me imenso …. Por que é que não desligamos a televisão nas outras 51 semanas do ano?»
- «Não gostei da semana sem televisão – mas dei-me bem conta de que as minhas notas subiram e andei de bom humor toda a semana.»
The Digital Detox Challenge: do the unthinkable: unplug!
mais informação em: Adbusters
posted by ana lima