27 de dezembro de 2011

Península Ibérica vista pela Estação Espacial Internacional (ISS)

As luzes de Portugal e Espanha definem a Península Ibérica nesta fotografia captada durante a noite pela Estação Espacial Internacional (ISS), no início do mês de dezembro, e hoje colocada online pela NASA. Diferentes áreas metropolitanas dos dois países são visíveis e marcadas por zonas iluminadas, sendo estas relativamente grandes e brilhantes, tais como Madrid ou Lisboa. A antiga cidade de Sevilha, visível a norte do estreito de Gibraltar, é uma das maiores cidades espanholas.
A agência norte-americana partilha na sua página oficial que pretende partilhar com o público, imagens, historias e descobertas sobre o clima e meio ambiente, baseadas em investigações. Para além de Portugal e Espanha, a agência ainda põe em evidência o estreito de Gibraltar, França e o norte de África.
A Península Ibérica é a mais ocidental das três grandes penínsulas do sul da Europa, sendo as outras a Península Itálica e os Balcãs. É formada pelos territórios de Portugal, Espanha, Gibraltar, Andorra e uma pequena fração do território de França. Tem aproximadamente 590 mil quilómetros quadrados e é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.

Fonte: SAPO