27 de fevereiro de 2012

Óscares 2012 – O silêncio foi de ouro

Um filme francês, a preto e branco e, ainda por cima, mudo: há cerca de um ano ninguém sonhava que uma fita assim chegasse às salas de cinema e, principalmente, ganhasse prémio atrás de prémio até ao triunfo final, a cerimónia dos Óscares. Mas «O Artista» ultrapassou todas as expetativas e foi o grande vencedor da noite, com cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Realizador (Michel Hazanavicius), Melhor Ator (Jean Dujardin), Melhor Banda Sonora e Melhor Guarda-Roupa.
Também «A Invenção de Hugo» saiu da cerimónia com cinco troféus, embora em categorias técnicas: Melhor Fotografia, Melhor Direção Artística, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhores Efeitos Sonoros. Os dois filmes de homenagem aos primórdios do cinema acabaram assim por ser os grandes vencedores da noite.
Octavia Spencer recebeu o Óscar de Melhor Atriz Secundária por «As Serviçais», Christopher Plummer o de Melhor Ator Secundário por «Assim é o Amor», Jean Dujardin transbordou de entusiasmo ao vencer por «O Artista» e Meryl Streep como Melhor Atriz por «A Dama de Ferro».
O Melhor Argumento Original foi para o filme «Meia-Noite em Paris» de Woody Allen.
De resto, «Os Descendentes» venceu a estatueta de Melhor Argumento Adaptado (que premiou também o realizador, Alexander Payne), «Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres» recebeu o Óscar de Melhor Montagem, «Rango» o de Melhor Longa-Metragem de Animação e «Os Marretas» o troféu de Melhor Canção Original para «Man or Muppet».



Fonte: SAPO