15 de outubro de 2012

Felix Baumgartner ultrapassa barreira do som

Félix Baumgartner faz história ao bater um recorde existente há mais de 50 anos ao ser o primeiro homem a realizar um salto em queda livre a 39 mil metros de altitude, tendo sido o primeiro homem a ultrapassar a barreira do som sem a ajuda de um veículo. No entanto, o recorde em queda livre deverá manter-se na posse de Joe Kittinger, comandante da Força Aérea dos Estados Unidos, que se cifra em 4,36 minutos. Isto porque Baumgartner terá aberto o paraquedas aos 4m 19s.

A subida do balão que transportou a cápsula com Félix Baumgartner demorou 2h30 a atingir os 39 mil metros acima da crosta terrestre.
Antes de sair da cápsula para o espaço, e depois de confirmados todos os aspetos relativos à segurança do piloto com a equipa de terra, Baumgartner, que subiu equipado com um fato especial, equilibrou a pressão no interior do habitáculo, tendo a cápsula descido então até aos 36.576 metros. A porta foi aberta quando o balão se encontrava nos 38.867 e Baumgartner colocou os pés fora do habitáculo.
Quando os instrumentos mostravam a altitude programada para bater o recorde, o piloto saltou para o vazio para iniciar uma queda livre em direção a terra com um abastecimento de oxigénio para 10 minutos.
Eram 19h08 em Portugal quando o salto se iniciou. A queda livre levou o piloto a atingir os 1.137 km hora em menos de um minuto.
A queda livre levou 4 minutos e 19 segundos com o piloto a comunicar por diversas vezes com a equipa de terra, altura em que abriu o páraquedas que o iria trazer até ao solo.
Os pés tocaram o solo de Roswell, Novo México, às 19h17 (9 minutos depois de ter saltado de uma cápsula aos 38 mil metros de altitude).



Fonte: SAPO