22 de outubro de 2012

FESTIVAL: Camilo Castelo Branco no CCB

"Camilo Castelo Branco: As paixões juvenis e o Amor de Perdição" dão o mote a um ciclo de iniciativas, que hoje começa no Centro Cultural de Belém, para celebrar os 150 anos da edição do romance do escritor.


O ciclo começa hoje e, até dia 27, inclui exposições, concertos, debates e a exibição de filmes, contando com as participações, entre outros, de Fernando Pinto do Amaral, João Lopes, José Manuel de Oliveira, José Pacheco Pereira, Álvaro Laborinho Lúcio, Maria Ana Bobone, Nicholas McNair e Pedro Abrunhosa.

Na galeria do CCB estará patente, até 19 de janeiro, a exposição "Estudos para o Romance de Camilo de Aquilino Ribeiro", de Júlio Pomar. Em comunicado, Vasco Graça Moura, presidente do CCB, afirma que "a obra de Júlio Pomar revela com grande frequência uma relação muito estreita com a literatura". O escritor sublinha a "argúcia" e a "literariedade fora do comum" do pintor.

No centro de reuniões estará patente a mostra "Amor de Perdição: retratos de uma paixão", que "expõe alguns bens de cariz bibliográfico, documental e iconográfico, expressivos da recensão que 'Amor de Perdição' teve em diferentes áreas da Cultura Portuguesa", refere em comunicado o CCB.

Ler mais aqui

Fonte: DN artes