29 de maio de 2013

"Quarteto" - Filme de Dustin Hoffman reverte para a Casa do Artista


Uma parcela das vendas totais de bilheteira em Portugal do primeiro filme realizado pelo aclamado ator norte-americano Dustin Hoffman - "Quarteto" - vai reverter a favor da Casa do Artista. A película, que conta a história de quatro músicos prestigiados que procuram a harmonia num lar para artistas aposentados, estreia esta quinta-feira no nosso país.
A forte associação entre o mote do filme e a realidade nacional da Casa do Artista levou à criação de uma parceria celebrada com a ZON Lusomundo que estabelece que 2% das vendas totais de bilheteira vão reverter a favor desta instituição, que há 14 anos apoia os artistas portugueses.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Manuela Maria, atriz e membro da direção da Casa do Artista, que ajudou a fundar em 1999 (em conjunto com Armando Cortez, Carmen Dolores, Octávio Clérigo e Pedro Solnado), destaca que a instituição é "uma instituição de artistas para artistas que sempre apoiou aqueles que durante a vida se dedicaram de corpo e alma às artes e aos palcos".
"Este filme retrata muito bem a vivência de uma 'casa' como a nossa, recheada de histórias, de palmas, de luzes e de holofotes, mas acima de tudo de muita alegria. Aqui ninguém se atreve a envelhecer, até porque é proibido", acrescenta a atriz. Para a Casa do Artista, esta parceria "simboliza o aplauso continuado a todos os artistas" da instituição.
"Quarteto" estreia em 30 de maio de 2013 em Portugal.
 
 


Carlos Santana & Eric Clapton at crossroads guitar festival

28 de maio de 2013

Mia Couto ganha Prémio Camões


O vencedor do prémio literário mais importante da criação literária da língua portuguesa é o escritor moçambicano autor de livros como Raiz de Orvalho, Terra Sonâmbula e A Confissão da Leoa . É o segundo autor de Moçambique a ser distinguido, depois de José Craveirinha em 1991.

O júri justificou a distinção de Mia Couto tendo em conta a “vasta obra ficcional caracterizada pela inovação estilística e a profunda humanidade”, segundo disse à agência Lusa José Carlos Vasconcelos, um dos jurados.

Fonte: PÚBLICO

8 de maio de 2013

Exposição ‘’15 Minutos com um pormenor de Amadeo de Souza-Cardoso’’



9 de maio de 2013 - 10:00h às 10:15h

Montagem de um painel coletivo com cerca de 150 telas pintadas a acrílico, por alunos das turmas - 7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 8ºB e 8ºE - na disciplina de Educação Visual.

Os alunos, individualmente, colaram na tela um pormenor de uma obra do pintor modernista Amadeo de Souza-Cardoso e, sob pretexto de camuflar esse mesmo pormenor, desenvolveram uma nova composição visual instintiva e abstrata.

Mais informações em:
facebook
blogue Escol Arte

6 de maio de 2013

Clarice Lispector. A Hora da Estrela

"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós".
Clarice Lispector

No ano em que passam 35 anos sobre a morte de Clarice Lispector, a Fundação Gulbenkian apresenta a exposição A Hora da Estrela, integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal. A exposição pretende divulgar a obra de uma das mais destacadas vozes da literatura brasileira e ocupará a Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian entre 5 de abril e 23 de junho.

Horário: 10:00h às 18:00h | Encerra às segundas



Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

A história do filme mais pequeno do mundo é contada por átomos

Não é o filme mais pequeno do mundo por nem chegar a durar dois minutos mas sim por ser uma história contada por átomos, isto é, são estas partículas invisíveis ao olho humano que fazem o filme. O desafio foi levado a cabo pela IBM e só foi possível graças ao recurso a um microscópio especial.

Utilizando técnicas de animação em "stopmotion" e recorrendo a um microscópio especial que opera a uma temperatura de -268 graus Celsius, a IBM conseguiu, através de uma agulha, posicionar os átomos um a um, de forma a criar figuras. E para que fosse possível visualizar todo o processo, foi preciso ampliar 100 milhões de vezes a imagem. Foi tudo feito sobre uma pequena placa de cobre, como é explicado num outro vídeo da empresa.

 O filme chama-se "A Boy and his Atom" e, graças a este processo, vê-se a forma de um menino criado pelos átomos. Num filme normal, estas imagens são criadas por computador. Para chegar ao resultado final foram feitas 250 fotografias que, ao serem unidas, formaram a animação.



Fonte: PÚBLICO

2 de maio de 2013

Prova Distrital - Concurso Nacional de Leitura (PNL)

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, a nossa escola esteve, mais uma vez, presente no dia 17 de abril, na 2ª fase do Concurso Literário (Prova Distrital) na Biblioteca Municipal do Barreiro.

As diferentes escolas do distrito, através dos seus alunos, foram submetidas a uma prova de seleção que passou pela resposta a um guião de leitura referente às obras selecionadas, perguntas de morte súbita e leituras expressivas para apurar o aluno finalista. Ao nível do Ensino Secundário, a nossa escola teve um excelente desempenho, tendo uma das nossas alunas sido selecionada para a finalíssima de modo a apurar o aluno para a final nacional. Estivemos muito perto …