Não é o filme mais pequeno do mundo por nem chegar a durar dois minutos mas sim por ser uma história contada por átomos, isto é, são estas partículas invisíveis ao olho humano que fazem o filme. O desafio foi levado a cabo pela IBM e só foi possível graças ao recurso a um microscópio especial.
Utilizando técnicas de animação em "stopmotion" e recorrendo a um microscópio especial que opera a uma temperatura de -268 graus Celsius, a IBM conseguiu, através de uma agulha, posicionar os átomos um a um, de forma a criar figuras. E para que fosse possível visualizar todo o processo, foi preciso ampliar 100 milhões de vezes a imagem. Foi tudo feito sobre uma pequena placa de cobre, como é explicado num outro vídeo da empresa.
O filme chama-se "A Boy and his Atom" e, graças a este processo, vê-se a forma de um menino criado pelos átomos. Num filme normal, estas imagens são criadas por computador. Para chegar ao resultado final foram feitas 250 fotografias que, ao serem unidas, formaram a animação.
Fonte: PÚBLICO
Sem comentários:
Enviar um comentário