7 de novembro de 2011

Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o prémio Nobel

Neste dia 7 de novembro de 2011, Marie Curie completaria 144 anos. Este ano, aliás, marca também o centenário do segundo Nobel ganho pela cientista, que é parte de um seleto grupo de personalidades que conquistaram tal honraria mais do que uma vez.
Nascida na Polónia com o nome de Maria Skłodowska, Marie Curie fez importantes descobertas na área da Física e da Química, especialmente em relação à radioatividade. Os seus trabalhos abriram caminhos para a física nuclear. Além disso, ela descobriu dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, abrindo as portas para uma nova era da medicina com grandes avanços no tratamento do combate ao cancro.
O primeiro Nobel conquistado pela cientista foi de Física, em 1903, ao lado de seu marido, Pierre Curie, e de Henri Becquerel. Oito anos depois, ela repetiu o feito, mas dessa vez sozinha, na categoria de Química. Conquistas que premiaram uma vida de batalhas pelos seus sonhos e direitos, já que ela foi extraditada do seu país por participar em movimentos políticos.
Marie Curie faleceu aos 66 anos, em 1934. A sua obra, no entanto, permanece viva até hoje.