23 de outubro de 2007

A palavra aos Escritores 2- o prazer da leitura

Marcel Proust ( 1871 - 1922)
«Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido.»
O escritor francês Marcel Proust marca a literatura europeia com um único romance. Ao longo de treze anos completa, em sete volumes, a obra «Em Busca do Tempo Perdido». É ele o herói do seu livro, é sua a busca do tempo que estagna
ana lima

2 comentários:

AL disse...

Pois… de momento sinto-me órfã…
Acontece-me sempre que acabo de ler um livro que me apaixona, daqueles por que apetece regressar a casa… O livro em questão (que foi publicado há 2 anos e já vai na sua 36ª edição) chama-se “A Catedral do Mar” e o seu autor Ildefonso Falcones. Faz um retrato empolgante de uma Catalunha medieval assolada por conflitos feudais, pela guerra, a peste, a inquisição… Os personagens principais acabam por ser o Povo – sofrido e ao mesmo tempo heróico, e a sua cidade condal, Barcelona, que, como uma mãe, acolhe e dá estatuto de cidadãos livres a quantos se refugiam no seu seio.
Assim um cheirinho a “O Memorial do Convento”, de José Saramago, e a “A História do Rei Transparente”, da madrilena Rosa Montero.

Gaspar Matos disse...

Quando quiserem partilhar actividades sobre promoção da leitura para os 9ºs, 10ºs, 11ºs e 12ºs, ou trocarem ideias sobre promoção da leitura para adolescentes e jovens adultos, serão bem-vindos ao
http://adrianepandora.blogspot.com
Um abraço!