espaço de comunicação com alunos, professores e mais quem 'venha por bem' - Escola Secundária António Gedeão Agrupamento de Escolas António Gedeão - ALMADA
5 de dezembro de 2007
Leituras expressivas
4 de dezembro de 2007
Feira do Livro na ESAG
O facto é que o livro mais procurado (e mais vendido) foi "O Sétimo Selo", de José Rodrigues dos Santos - sinal dos tempos...Em segundo lugar ficou o "Ética para um Jovem", recomendado pelos professores de Filosofia aos seus alunos.
postado por: Ana Lima
14 de novembro de 2007
Falar bem em português-2
Um desvio que me arrepia particularmente (e que agora oiço diariamente na TSF, incluído num anúncio matutino a uma comédia em cena) é a terminação em -s da 2.ª pessoa do singular do passado (pretérito perfeito) :
"Então e tu, o que fizestes??" pergunta a actriz Ana Bola, impante no seu linguajar de "mulher do povo"- superficial, brejeira, inculta.
Fala como compete à sua personagem? É a própria actriz que, inadvertidamente, comete o erro?
Será isto uma inocente (?) incapacidade de pensar, como referia o meu aluno?
Será antes o elogio-apologia da mediocridade cultivada e incentivada? A ignorância instituída como objectivo último, inconfessado, e muito pouco inocente?
Vem-me à memória uma frase (não batida, como na canção do Sérgio Godinho) - uma frase antiga: «O povo quer-se ignorante!» ou uma outra, bem mais tenebrosa: "Quando me falam de cultura, saco logo da pistola!"
- Um doce para quem identificar a autoria destas pérolas...
E ... já agora ... tirem lá o 's' da 2.ª pessoa do singular: eu fiz, tu fizeste, ... vós fizestes
por: ana lima
13 de novembro de 2007
pensar nas coisas / falar bem em português
Veio isto a propósito de uma correcção que fiz na aula: o aluno interviu, não! - ele interVEIO! -Ora pensem lá: em INTERVIR, o verbo de raiz é VIR, não ver! Ontem, ele veio à escola ... há pouco, ele interveio na aula.
Lógico, não? Fácil... (?)
Será que é mesmo só isso? Falta de pensar nas coisas?
postado por: ana lima
a ESAG, a BIBLIOTECA e EU
Entra no blogue, clica em 'comentários' e escreve-nos:
- diz se costumas usar este espaço e para que actividades
- refere aspectos positivos e outros que te agradem menos ...
- sugere actividades que aqui se possam realizar
- dá sugestões !!
- sê criativo!!
- sê construtivo!!
- participa!!
postado por: ana lima
6 de novembro de 2007
S. Martinho
Mas quem se lembra das origens desta festa, da qualidade deste santo?
E por que é que sempre se fala no "verão de S. Martinho"?
O blog da Esagbib fica à espera das vossas estórias... Que tal fazerem-nos chegar as memórias dos vossos pais, avós, vizinhos .... e contarem-nos como é que eles celebravam o S. Martinho quando tinham a vossa idade?
Para já, aqui fica um site muito colorido que podem consultar. Chama-se "site JÚNIOR", e é da responsabilidade da Texto Editores http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=330
por: Ana Lima
O livro de que mais gostei!
Rosário Lopes e João Rosa
Poema Ecológico
( Identifica-te, indicando o teu nome e a turma)
Rosário Lopes
5 de novembro de 2007
comemoração do Halloween
- Houve exposição de trabalhos na Ludo-Gedeão, desfile de mascarados, dança coreografada pala turma do curso profissional de animação cultural e... música de didgerindoo!!
- Como sempre, os alunos empenharam-se com toda a alma e o resultado pode ser comprovado no site das Línguas Estrangeiras:
30 de outubro de 2007
Leituras expressivas na esagbib
Começaram ontem na biblioteca da ESAG as sessões de LEITURA EXPRESSIVA.
O primeiro autor escolhido foi Júlio Roberto (ver informação abaixo) e o texto o "Poema Ecológico", lido pelos professores Celeste Nogueira e Francisco Silva. Os destinatários foram o 9.ºB (29 de Outubro) e o 7.ºD (30 de Outubro)
Júlio Roberto nasceu em Évora em 1929. Filósofo do Homem, poeta e ecologista, escreve e fala sobre o ‘Novo Homem’, livre dos sistemas políticos e dos conceitos que impedem a revelação do “Ser”.
Os seus livros como “A Descoberta do Amor”, “Uma revolução para o Homem” e as suas mensagens, de conteúdo ao mesmo tempo simples e profundo, fazem lembrar por vezes Krishnamurti, ou St. Exupéry, ou Kahlil Gibran. O facto de ser diplomado em política social, autor de programas na Rádio portuguesa, professor de sociologia da alimentação em várias escolas, não é o mais importante, pois a principal qualidade que fez dele um homem de excepção é a imensa capacidade de compreender a alma humana e saber que a descoberta do nosso mundo interior e dos valores verdadeiramente dignificantes do Ser são as aspirações que elevam o Homem a níveis próximos do divino....
fonte:http://alunos.lis.ulusiada.pt/11159498/11JulioR.htm
ana lima
23 de outubro de 2007
A palavra aos Escritores 2- o prazer da leitura
A palavra aos Escritores 1- sobre livros e leitores
[...] não há leitores inocentes. Perante um texto, cada um aplica a sua própria perversidade. Um leitor é aquilo que tenha lido antes, mais o cinema e a televisão que tenha visto. À informação que lhe proporcione o autor, acrescentará sempre a sua própria (in El Club Dumas)
Entrevista a Pérez-Reverte-onde fala, por ex, do actual jornalismo,refém do poder..
ana lima
22 de outubro de 2007
Memórias de bibliotecas 2
Ali (ao contrário do liceu) não havia livros proibidos. Apenas uma pessoa que se interessava, que ia conhecendo as nossas preferências e progressos, que nos orientava as escolhas e nos ia levando, mais e mais além, pelo caminho das letras e dos sonhos.
Foi com a biblioteca itinerante da Gulbenkian que (aos 12? 13?) descobri o Realismo Mágico *e um dos seus expoentes mais geniais: Jean Cocteau, pela mão desse perturbador "Les Enfants Terribles" que não deveria ter relido em adulta...
As primeiras Bibliotecas Itinerantes surgiram por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com as autarquias.
As Bibliotecas Itinerantes visitam cada localidade quinzenal ou mensalmente, podendo o leitor requisitar até 3 obras** de qualquer género literário.
A Fundação disponibiliza hoje 38 Bibliotecas Itinerantes, que servem 1.861 localidades, num total de 1.932.205 pessoas. (in Universia)
Memórias de bibliotecas 1
Era um espaço espartilhado por normas rígidas, sem computadores, que ainda os não havia, sem televisões, sem vídeos, sem sons de qualquer espécie. Mas a biblioteca da minha escola tinha uma coisa especial, intrigante, apetecível, assim com apelo a transgressão. O que aquela biblioteca tinha de mais atractivo era... uma lista de livros proibidos!! ...
Foi assim, pelos meandros desse obscurantismo irracional que por então grassava, que me tornei íntima dos personagens do Eça de Queirós, e sua ávida, fidelíssima leitora !...
Eça de Queirós é considerado o grande romancista da literatura portuguesa, quer pela sua amplidão temática (dominada pela crítica da sociedade contemporânea e pelos desmandos do amor sensual, ex. O Crime do Padre Amaro, 1875, e O Primo Basílio, 1878), quer pela capacidade narrativa (manifestada na orgânica realista e decadente de Os Maias, 1888), quer pelo rigor e criatividade do seu estilo impressionista (que culmina na prosa animista de A Cidade e as Serras, 1901). (Instituto Camões)http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/ECA.HTM
ana lima
16 de outubro de 2007
desafio- fotos.bib
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
http://www.iasl-online.org/events/isld/sldresources.html
Quem preferir uma versão condensada, em português, pode abrir o site da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) afecto ao Ministério da Educação). Pena é que a última actualização date de 2005 ... http://www.giase.min-edu.pt/rbe/eventos/islday/
10 de outubro de 2007
Dia Europeu das Línguas
" Wer keine fremde Sprache kennt, weiß nichts von seiner eigenen "
ana lima
20 de setembro de 2007
Sugestões de Leitura
A acção está centrada numa ilha que não figura em nenhum mapa e que funciona como local de transição entre o mundo que conhecemos que é denominado mundo certo e um mundo em que a lógica não funciona e apenas a magia e o inesperado têm lugar e é denominado mundo incerto.
A ligação entre estes três mundos é assegurada por portais que apenas podem ser activados por pessoas com o poder e o conhecimento adequados.
26 de agosto de 2007
Centenário do Nascimento de Miguel Torga
Para conhecer melhor a vida e obra de Miguel Torga pode consultar:
http://nescritas.nletras.com/anobreindece/
A coordenadora
Software Livre na ESAGBIB
A biblioteca disponibilizará, a título de empréstimo um CD com o OpenOffice, compatível com o sistema operativo Windows, para que os alunos e professores que não possuem internet o possam instalar nos seus computadores pessoais.
A coordenadora
Ano Lectivo 2007/2008
26 de junho de 2007
Biblioteca ao serviço dos utilizadores
7 de junho de 2007
Centenário de Rómulo de Carvalho/António gedeão
" Escrever à maneira de.... e a partir de... António Gedeão".
Deixo-vos o link de uma página com alguns desses tarabalhos.
Aguarda-se a publicação para breve decerca de 100 trabalhos seleccionados.
Ver
Logótipo para a ESAGBIB
Começar de novo
Actividades da Biblioteca
Brevemente divulgaremos alguns dos melhores trabalhos e o logótipo vencedor.
6 de junho de 2007
Começar...
Se é aluno, professor, encarregado de educação ou..... coloque aqui as suas críticas e sugestões.
A equipa da Biblioteca procurá responder com brevidade às sua questões.
Regularmente divulgaremos as actividades e novidades na ESAGBIB.
A Coordenadora da BE