10 de dezembro de 2008

declaração universal dos DIREITOS HUMANOS

Foi em 1948, num dia 10 de Dezembro, que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou e proclamou a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (*)-(clicar para ver o texto na íntegra), uma magna carta para toda a humanidade:

Artigo 1.

TODOS OS SERES HUMANOS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E EM DIREITOS.

(*) um mês e vinte dias depois, Gandhi seria assassinado ...

e ... aqui, uma página dedicada a quem lutou / morreu pela defesa dos direitos humanos; a quem foi deles barbaramente espoliado; a quem continua a pugnar pela sua universalidade.


a.l. , que se orgulha de ter nascido a 10 de dezembro

5 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns (com um diazinho de atraso...)!! À professora, à declaração universal dos direitos do homem e a José Saramago (pelos 10 anos da atribuição do prémio Nobel)! Sobretudo à professora!

Bjs!

Anónimo disse...

Vanessa Cristiana Florindo xD


Parabéns =)

Aproveito e segue que hoje Manoel de Oliveira comemora 100 anos =) É antigo, é bom e é nosso ao que parece =)

Anónimo disse...

Obrigada pelos parabéns, lindos!
O aniversário do M. Oliveira - hoje... dia 11? eu não sou fã, masrendo-me aos seus 100 anos, a tanta energia e tt lucidez! É incrível! Em tudo contrário a uma 'nêspera', e olhem q as há de sobra, e de todas as idades..

Qdo, há 10 anos, o Saramago recebeu o Nobel em Estocolmo, houve na Aula Magna de Lisboa uma 'Festa da Língua Portuguesa', em homenagem ao laureado. Eu estive lá, sentada ao lado do Mia Couto!

bjis

Anónimo disse...

Ah, pois é! Não me lebrei do senhor que é um dos grandes orgulhos da cultura nacional! Enfim, parabéns pelos seus 100 anos!

Bjs!

Anónimo disse...

Então e os DH propriamente ditos? E a página q recomendei? Foram ver? Ñão dizem nada? :-(