Enfrentando temperaturas gélidas, uma multidão exuberante de mais de um milhão de pessoas reuniu-se em Washington para festejar a tomada de posse de Obama. Encheram o National Mall, do Capitólio ao Lincoln Memorial. Aí, precisamente, onde, 46 anos antes (em 1963), outro grande afro-americano, Martin Luther King Jr., tinha inflamado também milhões, com o seu inspirador discurso "I Have a Dream". (clicar para ouvir, 'live')
Num país que tem presentemente 11 milhões de desempregados, que perdeu triliões de dólares em desastrosas operações da bolsa, Obama enfatizou, no seu discurso, o facto de o seu maior desafio consistir em reabilitar a devastada economia dos Estados Unidos: «O tempo de ficarmos indiferentes, de protegermos os interesses de uns quantos, e de protelarmos decisões difíceis - esse tempo, acabou!», disse Obama, no que foi uma clara 'alfinetada' ao seu antecessor e às políticas da administração Bush.
«A partir de hoje, vamos erguer-nos, sacudir o pó, começar a tarefa de reconstruir a América. E, àqueles que se agarram ao poder através da corrupção e da mentira, ou pelo silenciamento dos seus opositores, dizemos que estão do lado errado da história (...) »
Barack Obama, de 47 anos, é o 1.º presidente afro-americano eleito nos EU, assim quebrando uma barreira que gerações e gerações de etnias minoritárias tinham considerado intransponível:
«É este o momento de lembrar que todos somos iguais, todos somos livres e todos merecemos uma oportunidade para conquistarmos o nosso quinhão inteiro de felicidade.»
Barack Obama, de 47 anos, é o 1.º presidente afro-americano eleito nos EU, assim quebrando uma barreira que gerações e gerações de etnias minoritárias tinham considerado intransponível:
«É este o momento de lembrar que todos somos iguais, todos somos livres e todos merecemos uma oportunidade para conquistarmos o nosso quinhão inteiro de felicidade.»
fonte: Yahoo
- seguir hiperligação deste post (no título) ou clicar aqui para ouvir o final do discurso de tomada de posse - eu .. fiquei arrepiada ..
al
8 comentários:
Prof Ana, providencial teres colocado esse blog hj...parabéns.
Foi um discurso emocionante, no calor da hora e da estória política dos homens; há muito não ouvia um discurso "oficial" tão forte, preciso e louvável. O Presidente Dos Estados Unidos Da América falando "SÉRIO" --- sobre os princípios básicos da humanidade...
Sou uma otimista com o seguinte lema:
SEJAS REALISTA: SONHES.
um abraço.
Juca
nem poderia ter deixado de fazer hoje, aqui, esta homenagem ao presidente Obama, por muito cansaço, por muitas outras obrigações q tenha para a escola..
o discurso dele tb me emocionou, como me emociona, ainda hoje, o de Luther King (pus lá um link)
é .. o sonho, como diz António Gedeão, comanda a vida ..
e .. pelo sonho é que vamos mesmo, ñ é?
um abraço, também
Um homem que uniu meio mundo à sua volta, que é o primeiro afro-americano a ser presidente na história dos EUA, que é um dos mais jovens de sempre, que conseguiu devolver a esperança de um mundo melhor, que lutou para chegar onde está - no topo do mundo. Nunca tive tantas esperanças num americano como tenho neste senhor, que, oxalá tenha tanto dom na política como o dom que tem na palavra... Parece-me que sim.
Bjs ^^
espero estar errado, mas entre os discursos socráticos e os de Obama pouca diferença achei.
Mas enfim isto é pessoal, espero que seja apenas um falso alarme e que este homem tenha uma forte personalidade e cumpra o que prometeu. Se não o fizer, então que se demita, não faça como este pinóquio que aterrou em Portugal que anda a tentar comprar votos aos homossexuais para se redimir da merda que anda a fazer. Também não esquecer que por detrás de um presidente dos eua há toda uma maquinaria que decide por ele que começa na CIA, passa pelo vaticano etc e tal. se ele não estiver de acordo vai haver outro JFK mas, como disse, espero estar enganado. bem haja a todos os colegas
Acabou a escravatura nega; irá começar a escravatura branca!
negra
caro anónimo:
já q deixou aqui um 'chavão', não quer explicá-lo?
pôr as suas ideias 'preto no branco'?
identificar-se, se lhe chega a coragem?
Um chavão? Isto sim é ironia!!!
Enviar um comentário