21 de janeiro de 2009

escritores na escola: Ana Mª Magalhães

Esteve hoje na Biblioteca da Esag a escritora Ana Maria Magalhães, co-autora, com Isabel Alçada, de várias colecções de livros infanto-juvenis que vêm, de há anos, entretendo e ensinando gerações de jovens leitores. Uma das mais conhecidas é a série "Uma Aventura", cujo sítio pode ser consultado aqui.

Foi, no entanto, no âmbito da colecção "Quero ser", que a escritora aqui foi hoje homenageada por um grupo de alunos da turma de teatro do 7.º ano.
Ei-los, na imagem à direita, entrando em cena com a sua professora e encenadora, Ana Gouveia. Os jovens alunos representaram uma cena do livro "Quero ser actor" e.. tiveram sucesso e muitas palmas, pois claro!


Depois da representação, foi a vez de Ana Maria Magalhães responder às várias questões de uma plateia interessada, que, nas palavras de despedida da escritora, mereceu elogios rasgados pela lição de cidadania, pela imagem do 'lado positivo da escola' que soube transmitir. Todos muito jovens, compenetrados, atentos. Todos alunos de várias turmas do 7.º ano, que nas aulas de Língua Portuguesa prepararam, com empenho e entusiasmo, a vinda da sua escritora, a nível de intervenções, pesquisa de dados, preparação de guiões de entrevista, logística de recepção, etc, etc

A autora correspondeu às expectativas e ao empenho de alunos e professores: a todos soube prender com relatos das 'suas' aventuras, com bom-humor e uns insuspeitados dotes representativos: "Acham que a vida de actor de televisão é interessante? -Hmm, nem sempre..." - e foi um gosto vê-la representar uma cena: uma vez, duas vezes, 'n' vezes, e.. "Corta! Entrou luz na imagem, vamos repetir. ".. e .. "Corta! Passou uma mota!" Risos, e o prazer de ouvi-la falar, de ouvi-la contar..

E contou, por exemplo, da sua experiência inesquecível no Brasil - com gibóias e casas nas árvores e banhos de rio, os medos vencidos, todos, até o das piranhas!


E foi interessante saber do carácter autobiográfico daquele naufrágio-quase; e ouvir contar das lágrimas que caíram, a espaços, sobre as folhas que escreviam, as duas autoras, quando outro remédio não houve que o de matar o personagem a que tanto se tinham afeiçoado..

Ocasião rara, essa, que o mais das vezes divertem-se as duas muito, Ana M.ª Magalhães e Isabel Alçada, com as histórias que escrevem, num trabalho de parceria e criação a que tencionam dar continuidade, esperamos nós que com o mesmo prazer de sempre, e por muitos anos.

No fim, as flores, os agradecimentos, os livros autografados.

Obrigada à escritora, pela sua vinda. Obrigada aos alunos: os que a entrevistaram, os que representaram, os que tão bem a souberam ouvir. Obrigada, também, aos professores que propiciaram este acontecimento, a todos quantos partilharam este tempo.

al

5 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns à escola por mais uma excelente iniciativa! Infelizmente não soube de nada mais cedo senão pelo blog, e também não estive na escola o dia todo (a "bulir" para AP...), mas gostaria imenso de ter lá estado e ouvir uma autora que marcou o início da minha adolescência. Mais uma vez, parabéns!

Bjs ^^

Anónimo disse...

O escritor José Luís Peixoto será o próximo escritor a passar pela escola e irá fazer uma visita brevemente à minha turma numa "private session". Desta vez, infelizmente, não haverão fotos. Mas se a professora quiser nós abrimos a janela e assim já pode tirar fotos. Nós deixamos. ;)

Anónimo disse...

Oá Ana

Parabéns pelo post pois retrata, de forma muito rigorosa, o encontro com a escritora Ana Maria Magalhães.
Parabéns a todos, professores, alunos e escritora, que proporcionaram um momento tão agradável.

Rosário

Anónimo disse...

Foi com elas e eles(os livros!) que me iniciei na leitura! já lá vão uns aninhos!

Que saudade dos "Uma aventura"..., e li a colecção toda!

Ainda bem que ainda são lidos e que continuam a marcar gerações!

Que privilégio de dia!

Anónimo disse...

queque com passas:

- não haverá fotos??!! mas é q nem vos perdoo, se qdo aí vier o JLP ñ me convidarem 'oficialmente' como fotógrafa da 'private session'!

além do mais, eu .. sou leitora conquistada. toi?... :-))

bjis!

----

rosário: obrigada, mais uma vez, pelos teus comentários
bjis!