27 de outubro de 2008

VI Mostra da cultura portuguesa

Começou hoje, oficialmente, o maior evento anual de divulgação da cultura portuguesa além fronteiras. Acontece em Espanha e, desde a sua 1ª edição, em 2003, não tem parado de crescer - em qualidade, quantidade de ofertas e abrangência geográfica: há várias cidades espanholas, para além de Madrid, a acolherem exposições, concertos, encontros literários. Tanto assim, que é o próprio ministro da Cultura espanhol a dizer que "o balanço cultural entre os dois países pende agora, claramente, a favor de Portugal".

"Das artes plásticas à música, do cinema à literatura, do debate poético ao pensamento político, do humanismo universitário à gastronomia", tal é o âmbito deste "festival de artes, letras e ideias". (JM)

A Mostra (clicar para ver mais informação) tem um mentor, 'artífice', quijote: o escritor e actualmente Conselheiro Cultural da embaixada de Portugal em Madrid, João de Melo. (clicar)

Citando-o a partir de uma entrevista que deu ao JL de 22 de Outubro:

« Em 2003, quando a criámos, era apenas uma 'semana portuguesa' de quatro dias. (...) Este ano terá uma amplitude temporal superior a um mês e meio, incluindo as itinerâncias.»

«A cultura é uma imagem que pode induzir atitudes e procedimentos não inscritos no imaginário de uma relação ibérica pouco assídua ou atribulada. Importa deixar obra feita num país, a Espanha, que é a nossa primeira prioridade europeia em todas as frentes, sem excluir a estratégia cultural.»

«(...) esta dinâmica permitiu acabar de vez com o mito de dois países de 'costas voltadas' ou 'de espaldas'.»


postado por ana lima

3 comentários:

Anónimo disse...

que grande e óptima iniciativa!
ah, e já comentei no dos poemas....
quanto aquilo da músicas pois não sabia que era de música portuguesa...ora então gosto do andré sardet acho que se chama fala-me de amor
e/ou qualquer uma da rita guerra

p.s.quanto ao que queria dizer bem, eu estava a dizer que tenho vergonha que a stora leia sou na verdade um bocado envorgonhada no que toca a mostrar às pessoas o que faço
tenho medo que não gostem, que se desiludam...não sei bem já ouvi tanta coisa má que agora sou assim toda vulnerável e sensível a essas coisas

Anónimo disse...

Oá Cláudia!
Eu compreendo, não é fácil ouvirmos críticas ao nosso trabalho, sobretudo aquele em que pusemos o coração... e... não sei que te diga.. tens de ser tu a decidir se queres mostrar os teus poemas ou não..
Entretanto, e já que é um campo que te entusiasma, tenta aprender com os melhores ... assim talvez fiques com uma noção sobre o que tu própria escreves - q achas?
Vai ao site abaixo, percorre as páginas (há lá poetas,compositores q escrevem poemas (na pg da música)... e links para obras deles):

http://www.malhatlantica.pt/lestrangeiras_esag/navegar_e_preciso.htm


Bjis,
ana lima

Anónimo disse...

Olá Cláudia
Gostaria muito de ler os teus poemas. Se conseguires ultrapassar os receios e partilhar connosco a tua poesia ficaremos todos mais ricos, independentemente da opinião de cada pessoa que os leia.

Bjos

Rosário Lopes