21 de novembro de 2008

livros novos na BIB

Para começar, uma citação de Saramago sobre géneros literários (a renovação de conceitos): «... em minha opinião, o romance deixou de ser um género para se transformar num espaço literário aonde tudo pode e deve confluir. Até a filosofia. » A citação é retirada de uma entrevista (clicar aqui) que Saramago deu a jornais brasileiros e em que fala do seu novo romance]

Agora a imagem: é um quadro de Pablo Picasso, chama-se "La Lectura", e gosto tanto dela q a ponho aqui sp q posso ... :-)

Relativamente ao título deste post, as novidades: a biblioteca da ESAG adquiriu vários novos livros para requisição domiciliária, nomeadamente:

Já sabem, durante 15 dias (prorrogáveis) podem ter qualquer * destas obras em casa: páginas e páginas de puro deleite!

* a do Julio Cortázar requisitei-a eu, terão de esperar... :-)

Boas leituras, então!

postado por ana lima

6 comentários:

Anónimo disse...

Ah, agora não tenho mesmo desculpa para adiar por mais tempo a leitura de "Man in Dark"! Segunda feira vou dar um pulinho à ESAGBIB (não a virtual, a física) e lá vou eu requisitar o famoso livro, que, já agora, vai estar disponível em português a partir de 25 de Novembro... Mas o idioma original é bem mais interessante! Enfim, excelentes aquisições para a biblioteca que junta assim essas peças de literatura a outras que já enriquecem a ESAGBIB. Cumprimentos e votos de bom fim-de-semana!

Anónimo disse...

Olá Tiago!!
Se não fosses tu, este blog não tinha metade da graça, já viste?

Não consegues arranjar, entre os teus colegas/ amigos, mais uns quantos 'aderentes-resistentes-participantes-fiéis-com-boas-ideias'?:-)))

Bjis, bom fim-de-semana para ti tb!
ana lima

Anónimo disse...

Ah, eu requisitei o livro do Cortázar (600 e qq coisa pgs) e estou a gostar imenso!

QQ dia faço-lhe propaganda

Anónimo disse...

Tiago: acho q, se calhar, gostarias do ler o comentário feito com base no romance 'Kafka na praia': há um link junto ao nome deste livro
e... se quiseres responder, fá-lo neste post das aquisições da bib, sim?

Bjis,
a.l.

Anónimo disse...

Lendo as palavras de Oblige, apenas me lembro de uma sociedade muito parecida com o que se observa no mundo nos dias de hoje. O que Oblige escreveu foi, na minha opinião, a sociedade contemporânea transvertida em palavras, tão bem adjectivadas e categorizadas. As pessoas na sociedade são, em sua maioria, incapazes de se adaptar à mudança, incapazes de aplaudir a inovação e cegas em relação ao novo. As pessoas têm medo: do desconhecido, do moderno, de que a máquina que criaram se vire contra eles. E não falo só dos americanos: falo das populações em geral, das agarradas aos costumes e tradições sem perceber que não é por clamarem aos céus que a enfermidade desaparece. São os que falam mal e que criticam o que não conhecem, os discíplos da censura e da inquisição, onde o que é bom é o que é escrito num período até 500 anos atrás do nosso. O pior e o que mais aflige é que muito pouco se faz para se corrigir estes hábitos. Há quem os corrija, gente importante e convicta que o que era certo era o que se dizia por aí (vede exemplos tão comuns como o dragão que come o sol - mito oriental acerca dos eclipses - ou a Sarah Palin e o seu tão afamado criacionismo). São gente que, para além de não aprender, não o quer, não o deixa, bloqueia-o. São destas pessoas que eu tenho pena, por serem, não diria más pessoas, mas menos boas, as pessoas que não percebem a metáfora e a hipérbole e tantos outros estilos, tomando-os à letra e criticando os que, ao contrário de si próprios, sabem, têm gosto e ensinam a inovação. Por isso, Oblige, aplaudo muito o texto escrito no comentário acerca do "Ensaio sobre a cegueira". Mostra alguém com uma presença e um sentido crítico da sociedade muito vivo e perspicaz. Cumprimentos!

Anónimo disse...

É.. e o problema maior é quando é essa gente que, como tu dizes, "não aprende, não deixa, bloqueia" tem na mão as rédeas do poder..

E.. eu sabia q ias gostar daquele comentário, Tiago! A mim soou-me especialmente verdadeiro, e duro, aquilo do "estarmos no inferno, sabermo-lo, e gostarmos disso!" - ou, pelo menos, não fazermos nada sério, empenhado,para sair dele..

Outra coisa: ouvista a música dos DeVotchka? Já conhecias? Gostaste?
bji